terça-feira, 27 de maio de 2014

Você sabe quais são os conceitos centrais de marketing?

Boa noite, neste post resolvi abordar os conceitos centrais de marketing segundo Kotler. A definição de marketing segundo Kotler (1998) é baseada em sete conceitos centrais, que são demonstrados na figura que se segue:
Necessidades, desejos, demandas, ofertas, produtos, troca, transações e mercados
Conceitos centrais de Marketing
Fonte: (KOTLER, 1998, p 28)

Necessidades: Segundo Kotler e Armstrong (2007) as necessidades são situações de privação percebida, entre as tais incluem as necessidades físicas básicas, necessidades sociais e as necessidades individuais, vale ressaltar que o marketing não é criador das necessidades humanas, pois elas são elementos básicos da condição humana.

Desejos: Estão ligados às necessidades, Kotler e Keller (2006) afirmam que os desejos são moldados pela sociedade de cada indivíduo e se tornam visíveis quando um cliente direciona a objetos específicos as condicionais para a satisfação de suas necessidades.

Conceitos centrais de marketing
Demandas: “Os desejos são compartilhados por uma sociedade e são descritos em termos de objetos de satisfarão as necessidades. Quando apoiados pelo poder de compra, os desejos tornam-se demandas.” (KOTLER; ARMSTRONG, 2007, p 4)

Produtos: Não se limitam a produtos físicos exclusivamente, pois se enquadra nesta categoria a prestação de serviços. Kotler e Armstrong (2007) complementam o assunto afirmando que a troca de experiências ainda compõe o aparato de ofertas de mercado direcionado aos clientes.

Troca e transações: “A troca é o ato de obter de alguém um objeto desejado oferecendo algo em troca.” (KOTLER; ARMSTRONG, 2007, p 6) A troca está ligada às transações, sendo que essas são os canais e meios de comunicação entre as partes para que aquelas se concretizem.

Mercados: Segundo Kotler e Armstrong (2007) O mercado é um conjunto de compradores potenciais de um determinado produto, contudo em conformidade com o assunto, Kotler e Keller (2006) complementam afirmando que dentro do princípio conceitual de mercado existem os segmentos de mercado, que são os chamados mercados-alvo.

Embasado nos autores é possível compreender que o marketing não se trata unicamente da função de vendas dos produtos, mas também todo o ciclo do produto, desde a criação ao repasse ao cliente final e ainda possui ferramentas que auxiliam o profissional de marketing mensurar as informações necessárias para a obtenção dos objetivos organizacionais. 

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Um comentário:

  1. Bom conteúdo de apoio...mas podias explicar esse conceito de transações, fiquei com duvida nesse ponte..

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