sábado, 17 de maio de 2014

Você sabe o que é Atitude? Saiba quais fatores influenciam nossas atitudes

Por vezes somos instigados em nosso ambiente de trabalho a sermos funcionários com atitude, a fim de que as metas organizacionais e pessoais sejam atingidas. Se questionarmos empiricamente, todos sabemos o que é ter atitude e as vezes até avaliamos as atitudes dos outros, entretanto por vezes não sabemos quais fatores influenciam as atitudes e como podemos nos tornar o profissional com as atitudes almejadas pelas organizações.


O conceito de atitude traz em seu bojo, entre outras, a concepção de resposta avaliativa perante um objeto, pessoa ou situação. Quando falamos em reposta, partimos do princípio da ação e reação, ou seja, as atitudes são reações embasadas em diversos fatores que direcionam nossas vidas. 

Afinal de contas, o que nos influencia a responder positivamente ou negativamente às circunstâncias as quais somos submetidos todos os dias? Existem três fatores que estão ligados diretamente à maneira que avaliamos o ambiente o qual estamos inseridos, são eles a cognição, a afetividade e o comportamento.

A Cognição está ligada à aquisição de conhecimento através da percepção, logo se conhecemos algo, nossas respostas positivas ou negativas se tornam embasadas e nos dispomos a participar ativamente dos processos, portanto o estudo e domínio dos temas envolvidos são fundamentais para que possamos ter a atitude almejada pela organização.

A Afetividade traduz a ideia de sentimentos e emoções, portanto se gostamos ou não de uma determinada pessoa, situação ou objeto. Ao fazer o que gostamos temos uma pré-disposição a responder positivamente às circunstâncias em questão. Gostar de algo influencia diretamente na maneira como agimos e visualizamos o contexto, os relacionamentos interpessoais que o digam.

O comportamento é uma reação observável nos indivíduos em determinadas circunstâncias, ou seja a maneira como exteriorizamos nossas atitudes. Vale ressaltar que a maneira com que reagimos com o ambiente influencia nossas atitudes, portanto além da afetividade e da cognição, nossos traços psicológicos direcionam nossas atitudes. O autoconhecimento é importante, a fim de que possamos criar ambientes confortáveis nos quais nossas atitudes possam ser exteriorizada da maneira mais eficaz para os nossos objetivos.

Enfim, as atitudes dependem do nosso conhecimento acerca do ambiente em que estamos inseridos, da nossa afetividade e de como nos comportamentos diante das circunstâncias.

Siga nosso canal no Youtube
Siga-nos no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário