Ao questionar alguns alunos sobre o conceito de Marketing Pessoal costumo ouvir diversos exemplos e tentativas de autopromoção, entretanto na maioria dos casos eles tentam explicar o simples da maneira mais complexa possível. Por este motivo resolvi escrever sobre o tema.
Quando sou questionado acerca do Marketing Pessoal costumo utilizar o seguinte conceito: "O Marketing Pessoal é o esforço de adaptação e mudança na maneira de pensar, comportar e agir, com o objetivo de conquistar e manter seguidores que contribuam para atingir objetivos pessoais, sociais e profissionais".
Parece complexo? Fique tranquilo pois vou destrinchar o conceito para que possamos compreender a simplicidade por detrás deste tema. Quando falamos em adaptação estamos nos remetendo à ideia de ajuste ou adequação, ou seja, na tentativa de melhoramos o nosso marketing pessoal diante das empresas ou grupos sociais devemos nos ajustar às expectativas organizacionais e nos adequar ao contexto social o qual estamos inseridos.
Já o esforço de mudança exige a alteração de um estado, modelo ou situação anterior, para um estado, modelo ou situação posterior, em outras palavras, a mudança traduz a concepção de que devemos sair da inércia e é necessária para que possamos nos adaptar às expectativas organizacionais outrora mencionadas, portanto devemos mudar nossa maneira de pensar e agir, de modo que diariamente venhamos nos tornar o modelo de profissional ideal.
Em continuidade o conceito destaca a conquista, que nada mais é do que conseguir ter em mãos aquilo que se deseja, porém conquistar a confiança e credibilidade das pessoas não é o suficiente, devemos focar na manutenção da imagem que passamos para a organização (Daí a concepção de mudança, lembra?), afinal de contas a conquista de nada vale se a manutenção não comprovar a mudança de atitude, pois se nos esforçamos para passar uma imagem que não condiz com a realidade, podemos afirmar que o tempo se encarregará de tornar explicito o verdadeiro produto que queremos vender através do nosso Marketing Pessoal.
Enfim, se conseguirmos nos adaptar, mudar, conquistar e manter a nossa imagem de "produto ideal" diante das organizações, estamos explicitando de maneira positiva o nosso Marketing Pessoal e assim conseguimos atingir os nossos objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário