sexta-feira, 11 de julho de 2014

Empreendedorismo: Investimento, Risco e Retorno

Bom dia caros leitores,

Hoje comentarei acerca do conceito de empreendedorismo. "Empreender não é ciência nem arte, é prática," já dizia o guru Peter Drucker, entretanto através de um punhado de conceitos encontrados em livros, optei por tirar minhas conclusões e dizer que empreender consiste em investir algo esperando um retorno, estudando as possibilidades de minimização de riscos. Esta afirmação abrange o empreendedorismo em sua forma primitiva, aquela aplicável à concepção de um negócio ou à vida pessoal, neste segundo caso conhecido como intraempreendedorismo.

Administradores na net

O empreendedorismo abrange três conceitos básicos: Investimento, risco e retorno. O conceito de investimento, este que segundo o Aurélio significa: Aplicação de capitais com finalidade lucrativa, traduz a ideia de que o investidor abre mão de um bem presente visando a posse do bem acrescido de valor no futuro. Quando falo em abrir mão de um bem, não necessariamente afirmo que se trate de dinheiro, o conhecimento e o tempo são exemplos de bens que podemos investir em um empreendimento. Quanto maior o investimento, melhor é o retorno que se espera. Ao investir meses de dedicação em um cargo, o mínimo que se espera de retorno é o reconhecimento. Se invisto o meu conhecimento e minhas técnicas de vendas em um cliente em potencial, espero que uma negociação se concretize. Porém vale ressaltar que a atitude empreendedora não abrange apenas o conceito de investimento, mas também o de risco. Na situação mencionada anteriormente, por exemplo, ao investir meses de dedicação em um cargo, existe o risco de não se obter o reconhecimento desejado. A análise de risco é o fator que determina se a pessoa é empreendedora ou apenas um investidor demasiadamente otimista, pois as atitudes empreendedoras exigem a presença de investimento, mas também os estudos dos riscos os quais o investimento será submetido, para que se possa elaborar ferramentas para a minimização dos riscos.

Para ficar mais claro, o empreendedor investe algo esperando um retorno tangível (A tangibilidade é algo fundamental para a elaboração dos objetivos e metas), e será bem sucedido se estudar os riscos e elaborar ferramentas para a prevenção dos riscos.

Estudar os riscos é fundamental para um investimento eficiente e eficaz, pois os conhecendo podemos os minimizar e em alguns casos até os neutralizar. Tudo depende da interdependência do investimento, risco e retorno, pois deve haver uma sinergia positiva entre eles, ora, se invisto pouco, espero poucos riscos e um retorno pequeno, se invisto muito, espero um retorno alto, logo os riscos são maiores. Minimizando os riscos a probabilidade de sucesso no retorno do investimento é maior.

Espero que esses conceitos possam contribuir de alguma forma, lembrem-se: Investimento, Risco e Retorno.

Siga nosso canal no Youtube
Siga-nos no Google +

terça-feira, 1 de julho de 2014

A administração e o Vídeo Game


Bom dia, assistam a um comparativo entre a administração e o ato de jogar vídeo games em um vídeo rápido.

Siga nosso canal no Youtube
Siga-nos no Google +